top of page
Buscar

Open Banking X Open Finance

O sistema Open Banking no Brasil iniciou sua implementação em 1 de fevereiro de 2021, sendo essa a primeira das 4 fases correspondentes.


Nesta primeira fase ocorreu o compartilhamento dos dados dos clientes das principais instituições financeiras nacionais.

Na segunda fase, em 13 de agosto, ocorreu o compartilhamento de dados dos clientes que utilizam serviços bancários, como, cartão de crédito, débito, e progressivamente outros serviços, como, empréstimos, entre outros.

Em 29 de outubro, foi a vez das informações sobre transações de pagamentos, e já contando com a possibilidade dos clientes já receberem melhores ofertas de empréstimos, por exemplo, com base neste compartilhamento de dados.

Na última fase, em 15/12/21, que é considerada a chegada do Open Finance, trouxe os dados para implementação de outros serviços: seguros, câmbio, investimentos, previdência, conta salário e todos os serviços ofertados pelas instituições.

Contudo, a grande vantagem para os clientes de Open Banking passou a vigorar a partir de 31/05/22, ou seja, os dados transacionais referentes aos serviços acima, só podem ser usados mediante prévia autorização do cliente. E apenas os dados que o cliente permitir. No entanto, se o cliente literalmente decidir desistir de compartilhar algum dado, seja dado cadastral, faturamento, saldos etc.

Com os dados, as instituições terão que melhorar o pacote de ofertas, e não mais oferecer produtos e serviços que endividam ou “amarram” o cliente à instituição através de um contrato abusivo. Isso quer dizer que, tanto as instituições, quanto você vão convergir, num produto adequado ao seu perfil financeiro, Sendo Open Baking, essa oferta poderá vir de outros bancos, não apenas do banco ao qual tem conta.

OPEN BANKING AGORA É OPEN FINANCE

O Banco Central disse em nota, que a mudança de nomenclatura visa facilitar a compreensão do público e evitar uma profusão de terminologias que poderia inibir o uso dos produtos e serviços. Aliás a criação desse novo termo, rendeu até uma premiação ao BC.

https://br.investing.com/news/economy/banco-central-recebe-premio-internacional-p or-open-finance-1009627


OPEN FINANCE é considerada uma evolução e maturação desse novo modelo de atuação bancário.

OPEN BANKING - SISTEMA FINANCEIRO ABERTO OPEN FINANCE - FINANÇAS ABERTAS

Como a relação de clientes e bancos se trata de vida financeira e as instituições são muitas, o termo FINANCE é mais coeso ao sistema Open Banking, em outras palavras, Open Banking pode ser confundido como sendo um banco, quando na verdade é um sistema. Para além disso, o OPEN FINANCE possibilita a troca dos dados padronizados e previamente autorizados pelos clientes com outras instituições não bancárias, mas que prestam serviços, como seguradoras, casas de câmbio, por exemplo.

E para você que é ou se tornará MEMBRO do 10xBank, afinal, não somos feitos de clientes, mas de uma comunidade de membros,ativos e interativos. Ratificamos que somos um OPEN BANK que atua com Open Finance e possuímos uma oferta de produtos e serviços inéditos e exclusivos.

Você vai se apaixonar por tudo o que podemos fazer por você sendo sua bússola na sua jornada financeira conosco.

Somos o 10xBank, seu Open Bank melhorando o Open Finance no seu melhor estilo.

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page